domingo, 7 de fevereiro de 2010

Super Heróis.

Monstros marinhos,
Heróis de desenhos e quadrinhos,
Mocinhas de velho oeste
E vilões sarcásticos com cara de cafajeste.

Super–Homem pensa que é Deus,
E o Tarzan pensa que é Gorila,
O Batman acha que é morcego,
Mas o que importa, é a Mulher-Maravilha!

007 na Inglaterra,
Homem Aranha em Nova York.
Uma legião de heróis nos países ricos,
Mas quem protege os países pobres?
Ah, está escrito nas revistas,
"Os países pobres só exportam terroristas"

Herói no Brasil é:
A Super-Maria e o Super-José,
Que saem para trabalhar,
De carro ou a pé,
Faça chuva, faça sol,
Não importa o lugar
Isso sim é aventura difícil de encarar.

São eles que sustentam esse nosso Brasil.
São eles que sustentam suas famílias.
Ignoradas, sem escola, saúde e alegria.
(Seria culpa da política?)

Nem o chapolin é daqui,
Importamos de outro lugar.
Eu sempre me pergunto
Onde esse país pode chegar?

*Essa acima ficou em segundo lugar no festival de poesia do ano passado da escola Instituto São José (de São josé dos Campos), gosto muito porque faz uma critica social de forma lúdica e não agressiva. Por falar em critica fiquei indignado ao ver a reportagem no fantástico sobre o jovem Alcides, filho de uma catadora de lixo chamada Maria que não teve oportunidade de estudar, mas que sempre apoiou e incentivou o filho e juntos conseguiram vencer a batalha do vestibular e ele passou para Biomedicina na UFPE. Alcides infelizmente foi assassinado com dois tiros, segundo a reportagem ele foi morto por engano na frente de casa. O genocídio juvenil é lamentável, as maiores vitimas são os jovens negros e ou pobres da periferia.
Maria é de fato uma grande guerreira, sua outra filha também conseguiu passar em uma faculdade publica, ela é uma das muitas heroínas do Brasil, criou filhos resilientes que superaram as vulnerabilidades sociais. Infelizmente esse final não cabe para Alcides "criou filhos resilientes que superaram as vulnerabilidades sociais", pois a vulnerabilidade acerca da violência ele não superou. Eu sinceramente desejo aos nossos jovens o direito pleno há uma vida digna livre de violência e outros problemas para que eles possam trilhar seus projetos de vida.

19 Imundices:

Tiburciana disse...

Primeiro lugar parabéns pela classificação e como sua fã acredito que vc merecia o primeiro lugar.
Em segundo conhecia a Mulher Maravilha de perto, ela hoje ela mora no interior de SP criou dois filhos sozinha quando o marido dela foi embora sabe- se Deus para onde sem deixar explicações quando o mais velho tinha 3 anos e mais nova hoje aos trinta te escreve esse comentário.
Bjos

thais motta ~ disse...

Moço , ja passei por aqui algumas vezes , mas não me lembro de ter comentado que adoro o layout do teu blog , e a imagem que você usa também .

Sem contar que seus textos , são maravilhosos .

Um beijo , e boa semana .

- maria elis disse...

tantos heróis e pouco reconhecimento ;~

beijas :*

Mary* disse...

O texto é realmente intenso.
Adorei!
Estou seguindo ;*

Allyne Araújo disse...

estou extremamente de acordo com vc em todos os sentidos! parabens tb a vc pela a colocação e textos, que por sinal sao maravilhosos, nao estou falando isso com o intuito de puxar o seu saco, nem pensar, mas por vê que és uma pessoa de imenso talento e sensibilidade alem do normal. rsrrs, sou sua fa e te admiro muito. Estou e fico indignada com tanta falta de vergonha, respeito e fim a que chegou a nossas vidas e sociedade.. beijao.

Tamiris disse...

Texto mto verdadeiro...

Os brasileiros são os herois de cada dia. Que levanta cedo, e chega tarde, que raramente tem uma diversão adequada, e que sempre sente falta de um pouco de paz...

não sou nenhuma maria, mas se eu não fosse capaz de resolver os problemas monstros que resolvo, tbm ñ encontraria nenhum super-homem, para me auxiliar.


garnde abraço. Lindo blog

Déia disse...

Que assim seja!

Nossos jovens merecem respeito e espaço!

bj

Daiana Costa disse...

É realmente lamentável que nossos sonhos acabem destruídos assim, tão precocemente. E digo 'nossos' porque se não houvessem assassinado o tal garoto, no futuro poderíamos ter a cura para o vírus HIV, ou qualquer outra coisa tão importante que ele pudesse ter feito. Somos nós, quem perdemos o tempo todo com a violência, que por tão costumeira, nos torna negligentes.
Desejo é muita sorte daqui para frente, e para todo o sempre.

Katrina disse...

Só posso bater palmas. Falar que é a mais pura verdade em versos, seria válido?

nada complicada disse...

Essa poesia é perfeita, concordo com a Tiburciana, vc merecia o 1° lugar rsrsrs... quanto a nota da reportagem (que eu não tinha visto)... triste e verdadeiro demais... parabéns pelo Post... bjs

Tiburciana disse...

Meu querido poeta preferido,
Hoje vc poderia postar algo tão lindo que depis de ler meus olhos iam ver o mundo cor de rosa
bjosssss

Yasmin F. disse...

Caramba, adorei seu poema!!
Merecia primeiro lugar na competição!!

Depois posso publicar ele no meu blog? Claro colocando que foi vc quem o fez?!

Jaqueline Bertoldo disse...

Concordo com tudo o que disse, realmente o mundo em que vivemos hoje só tem olhos para os poderosos e famosos. Aqueles que realmente são corajosos e lutam a vida inteira, são esquecidos e silenciados. Ah, você merecia o primeiro lugar mesmo!! Abraços.

Ricardo e Fran disse...

Parabéns pela classificação.

Herói no Brasil é:
A Super-Maria e o Super-José,
Que saem para trabalhar,
De carro ou a pé,
Faça chuva, faça sol,
Não importa o lugar
Isso sim é aventura difícil de encarar."

Adorei essa parte e esses sim merecem ser valorizados de verdade.

Beeijos!
Fran!

Mariana Andrade. disse...

texto muitíssimo inteligente, deveria ter sido primeiro lugar hauehae
é completamente verdade o que escreveste.. esses são os heróis de verdade, por não se deixarem iludir com o sonho de voar, e conseguir mudar, pelo menos, a sua realidade, fazendo por merecer.

e sim, é mentira que eu tenho 13 anos, porque ainda tenho 12 kkkk faço em março (;

garotabossanova disse...

Lindo poema, contundente e profundo. E quanto ao caso do rapaz assassinado é só mais uma história de dor que todos vão esquecer no final. Porque a dor dos mais fracos no Brasil não vende jornal e não dura mais que uma tiragem. Infelizmente. Abraço! :*

Bia Ferreira disse...

PARABÉNS!!!!!

aluadaa disse...

temos que escutar a critica sendo boa ou ruim... o que aconteceu com Alcides é uma vergonha pro meu estado! só tem 30 vagas pra biomedicina e ele consegui passar é muiito importante... Marias e José são verdadeiro hérois, qdo vc pensar q não tem nada, lembre-se q vc tem mais do que muitas pessoas por ai!!

abraços!

George Ewumbua disse...

Estou tão agradecido ao Dr. AZIBA pelo que ele fez por mim, são mais de dois anos quando entrei em contato com esta doença mortal, que não sei como aconteceu. Esta doença "HIV" está se espalhando seriamente em todo o estado unido, fiz o meu possível melhor para eu ser curado, entrei em contato com tantos médicos tanto na net quanto na minha residência não poderia me ajudar mais especialmente os médicos que contatávamos na net eles Faltou-me roubando meu dinheiro e nada mudou eu usei tantas drogas, mas nada mudou, até um dia, um amigo meu me apresentou a este grande homem que me curou com sua poderosa medicina. Estou de verdade grato por você DR pode Deus continua a capacitá-lo com seu bom trabalho. Eu sei muito bem que esta doença está em todo o estado unido e alguns países vizinhos, então, ajude-nos a alcançar o Dr. Aziba em seu correio porque ele é capaz de curar essa doença. E perguntei-lhe se há uma cura para o herpes genital, ele disse que sim e no caso de alguém ter um problema seguro, eles podem contatá-lo diretamente em seu E-mail: Priestazibasolutioncenter. @ Gmail.com ou Website: http: // priestazibasolutioncenter .Webs.Com e WhatsApp: +2348100368288

Postar um comentário

Suje a vontade...