terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

"Carnavalizar"

É tempo de festa e nada mais interessa
o som do choro é abafado pelo canto do povo
e agora o que resta são cinzas de uma grande festa que já passou
agora tudo volta ao normal ou não
o carnaval acabou e a liga da massa que traz união já passou
é preciso se integrar e se entregar,
entrar na roda, sentir o samba, curtir a dança
carnavalizar a dor e renovar a esperança. 

Último dia de carnaval e eu não estava na folia, fiquei em casa e acabei assistindo o filme Ó pai ó pela terceira vez. O bom dos filmes e dos livros é que não importa quantas vezes você vê ou lê, você sempre pode tirar algo novo e fazer uma reflexão diferente. Pra mim o carnaval é uma festa que de certa forma integra as pessoas independente da etnia e da classe social, o bacana mesmo seria carnavalizar as lutas, unir todos na construção de uma sociedade mais justa e melhor.  O filme em si é muito impactante e a música Protesto Olodum que praticamente encerra o filme nos mostra que ainda temos muito o que lutar, seja na Bahia ou em Porto Alegre, seja em São Paulo ou no Rio de Janeiro. Enfim, segue abaixo um trecho da música e logo em seguida o link para quem quiser ouvir, desde já digo, vale a pena ouvir. 

"Brasil nordestópia
Na Bahia existe etiópia
Pro nordeste o país vira as costas
E lá vou eu

Nós somos capazes
Pelourinho a verdade nos trás
Monumento caboclo da paz
E lá vou eu"

Protesto Olodum (cena do filme Ó pai ó) ou Protesto Olodum .

13 Imundices:

nada complicada disse...

Ainda não vi esse filme, mas acabou de entrar pra listinha de "filmes que quero ver"...
Carnaval é diferente mesmo, tem uma energia única, mesmo aqui em "findimundo"... "carnavalizar a dor e renovar a esperança"... demais isso
bjs

Mulher na Polícia disse...

Os tambores do Olodum...
Toda aquela coreografia...
Mexe muito comigo, sabia?

Agora o carnaval...

Erica Vittorazzi disse...

Ah se todos sambassem por um Brasil melhor...

Todo dia seria festa!!! Um basta ao país de pão e circo!!!

Beijo

Tiburciana disse...

Posso saber poruqe meu amuleto preferido não frequenta mais meu blog??
Beijods e agora vou ler seu texto rs

Allyne Araújo disse...

concordo penalmente!!! como vc diz carnaval e pra unir pessoas, e ja pensou se unisses lutas e questões sociais tb?! nossa seria demais!!! otimo texto! beijao!

Srtª Encalhada disse...

Sempre brilhante o que vc escreve, as pessoas se unem muito no carnaval, mas quando o negócio é importante... Mas temos mais é que festejarmos seja lá o que né? Mas a alegria é válida sempre.
Eu ganhei o selo Beautiful Blogger Award e estou repassando ao seu blog, passe lá para ver, Vc merece!!!! http://www.blogdaencalhada.blogspot.com

Tiburciana disse...

Ai vc indo o meu blog visitar está sempre valendo
Vc jura que vai rolar mesmo de tomar ums cervejinhas em Campinas no fim do mêssssss????
Nossa fico muito mas muito mesmo feliz em saberrrr
Não vejo a hora de te apresentar os butecos de Campians bjos querido

Ananda Urias disse...

Com certeza é por você toda a minha paixão! hahahahahahahahaha

Ah, eu nunca vi esse filme, acredita?
vou ver só por sua causa! :P

Beiijooos

Mariana Andrade. disse...

eu detesto carnaval, mas adoro TUDO, TUDO MESMO que escreves (;

ah, e só agora vi o agradecimento daquele textinho lá que eu fingi corrigir aheuaheuahe mentira, eu tentei corrigir, mas nem tinha erros, poxa ); aehuaeh
abraços.

carol sakurá disse...

Oi!
Carnaval não é minha paixão.
Mas e houvessem quatro dias que o Brasil parasse pra refletir e buscar mudanças sociais,o país estaria melhor.
Belíssimo texto,como sempre!
Bjs!

Yasmin F. disse...

Não curto mto o carnacal, apesar do que vc falou ser verdade, junta toda mundo nao importa a etnia,o dinheiro a inteligência!!

Adoro aqui!
=*

E realmente cada vez que assistirmos ou lemos alguma coisa, sempre descobrimmos algo diferente!

Dani disse...

Rs.
Eu também estava em casa, assistindo ao filme pela terceira vez. Não sei por que razão, também o assisti com um olhar diferente: um certo orgulho da nossa cultura e alguma vergonha de nossas misérias.

beijo rouge

Dani

gentil carioca disse...

Eu ma acabei em apenas dois dias de folia + uma manhã.
Ainda estou sofrendo consequências, mas foi bom pakas!!!!!!!!!!

Postar um comentário

Suje a vontade...